Oposição diz que relatório de Jucá (foto) é patrocinado pela Petrobras
MÁRCIO FALCÃO, Folha Online
A oposição reagiu nesta terça-feira ao relatório final da CPI da Petrobras apresentado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que isenta a estatal de irregularidades e não pede nenhum indiciamento. Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o texto foi "patrocinado" pela Petrobras e assinado pelos governistas.
Com a ampla maioria governista, a oposição abandonou a CPI reclamando que não conseguia aprovar requerimentos pedindo investigações contra a estatal. Para o tucano, a CPI termina sem credibilidade.
"Esse relatório é a Petrobras por ela mesma. Esse foi o grande patrocínio do ano da Petrobras. Sem dúvida esse parecer foi escrito pela Petrobras e assinado pelo governo. Foi um relatório da farsa", disse Dias.
A oposição fez uma espécie de relatório final paralelo da CPI da Petrobras no qual aponta irregularidades que comprometeriam a gestão da empresa. O relatório seria apresentado à comissão no final dos seus trabalhos, mas acabou antecipado com o anúncio da debandada da CPI. DEM e PSDB encaminharam 18 representações à PGR (Procuradoria Geral da República) contra a Petrobras relacionadas a temas que, segundo senadores oposicionistas, não foram investigados pela CPI.
A oposição afirma que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sinalizou que pretende instaurar os processos para investigar as 18 acusações contra a Petrobras. "O nosso relatório, com as nossas investigações foram entregues ao procurador-geral e agora vamos esperar as suas ações. Temos que aguardar porque é um volume grande de inquéritos, com grandes equívocos e irregularidades graves", disse.
Para o tucano, a CPI, que começou em meio a um clima de disputa política entre governo e oposição, não deve ser explorada durante as eleições de 2010. "Acho que não tem um peso eleitoral, mas é um retrato de como o governo trata e acoberta a corrupção. Nesta CPI, o governo mostrou mais uma vez que aprendeu a conviver com a corrupção", afirmou.
O relatório do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-PR), deve ser votado nesta quarta-feira. O senador Fernando Collor (PTB-AL) pediu vista e suspendeu a votação que estava marcada para hoje.
No texto de 357 páginas, Jucá faz uma ampla defesa da Petrobras e da ANP (Agência Nacional de Petróleo). O relator afirma que a CPI trouxe informações necessárias sobre o funcionamento da empresa, mesmo sem a presença da oposição no decorrer das investigações.
agência nacional de aviação civil
assembléia legislativa de perrnambuco