Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

O "imundo" Tropa de EliteA frase é de Jean-Michel Frodon, diretor da revista francesa Cahiers du Cinéma, sobre o Tropa de Elite. A frase aparece na edição de abril da revista num balanço feito por Frodon do Festival de Berlim, vencido pelo filme de José Padilha:
"Esqueçamos o imundo Tropa de Elite, herdeiro de um Urso de Ouro vergonhoso, para guardar na memória apenas a única descoberta revigorante dos primeiros dias do Festival, Lago Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke (...)"
Conheço bem as sutilezas do idioma e sei que Frodon usou o termo "immonde" com toda a consciência, por refletir o que ele pensa do filme. Está no contexto do artigo. Ele sequer se dá ao trabalho de analisar o filme; afasta-o como a uma mosca incômoda. Frodon é um ótimo crítico, o que não quer dizer que não podemos discordar de suas idéias. Achei o trecho interessante porque expressa o olhar de um outro (outra cultura) sobre um filme brasileiro. (Luiz Zanin)
Fonte
Foto: Jean-Michel Frodon, é curador, professor de crítica cinematográfica e diretor da revista Cahiers du Cinema
Publicado por Blog da Santa às 00:03 |
|
Comentar
De
Cris a 23 de Abril de 2008 às 01:09
La invejé tambien mate?
Beijo, minha Santa. Estou te esperando na casa nova.
Cris
( ex doutroladodomar )
De Anónimo a 23 de Abril de 2008 às 04:19
Já posso imaginar os intelectuais franceses assistindo novela e achando bom. "la dramaturgie brésilienne, ce' magnifique"!
De
Dayse a 23 de Abril de 2008 às 04:27
Imundo? Espera só quando o critico assistir o filme de Lula do Barretinho.
De
DO a 23 de Abril de 2008 às 08:01
Não assisti ao famoso filme,mas esta declaração mostra muita inveja.
Beijos,Santa~~
De QuincasB a 23 de Abril de 2008 às 11:43
o kazan ensinou direitinho o q fazer com as páginas da revista
De Anónimo a 23 de Abril de 2008 às 15:05
O Brasil e' um pais violento e Tropa de Elite mostrou isso (morrem 40mil pessoas assassinadas por ano na terrinha). Muitas favelas no Rio sao dominadas pelo trafico e isto tambem e' verdade. Traficante e bandido nao tem piedade por ninguem e isso tambem e' verdade. Nao concordo com tourtura mas fico do lado da policia. E' a policia que sobe morro e poe a vida dela na linha todos os dias. Bandido e' bandido e como tal deve ser tratado. Por que muita gente insiste em tapar o sol com peneira? A realidade brasileira nos todos conhecemos.
Mas fora tudo isso, Tropa de Elite e' um filme e como todo o filme recebe criticas e elogios.
Nada mais do que normal.Cassia
Aqui no Brasil intelectuais esquerdóides também criticaram o filme. Digam o que bem entenderem... mas Tropa de Elite nunca será um filme mentiroso.
Sugestão aos cineastas de plantão.
Façam urgente um filme sobre a Amazônia. Desmatamento, a política indigenista petista no Brasil. Denúncias sobre o que está acontecendo em Roraima. Criem um personagem inspirado no gal Heleno.
Coisa pra ganhar um Oscar!!!
De
Duda a 23 de Abril de 2008 às 15:26
Dito isso, de forma preconceituosa, por um curador de cinema é sério pois faltará compromete sua participação como jurado em festivais internacionais.
De
Fabiana a 23 de Abril de 2008 às 15:27
A frase dita demonstra despeito. Um mau perdedor.
Comentar post