Quinta-feira, 4 de Setembro de 2008

Um pit bull de batom

Se o que se viu na noite desta quarta, no e durante o discurso de Sarah Palin (candidata a vice-presidente na chapa do republicano John McCain), for uma medida do que ela pode fazer na campanha, podem batizar aí o próximo furacão: “Sarah”. Não restou pedra sobre pedra das acusações dos democratas e de sua imprensa. Quando afirmo não ter sobrado pedra sobre pedra, refiro-me a respostas políticas, claro. É de política que falamos. Não estamos acostumados, no Brasil, a ver este tipo de confronto.

A mulher falou com segurança, firmeza e partiu pro confronto. A própria campanha democrata fez chegar à imprensa, bem depressa, a avaliação de que o discurso era bom, sim, só que feito pelo governo Bush... É o esperado. Sarah respondeu às acusações de que é inexperiente. Lembrou o que era óbvio: experiência por experiência, a dela, como governadora, é superior à de Barack Obama, que, até hoje, só trabalhou numa organização humanitária — leia-se: uma ONG ... A CNN e seu batalhão de democratas ainda estão em estado de choque. Esperavam uma caipira assustada. E ela, definitivamente, não tem medo.

Ela incendiou os republicanos

Acreditem: Sarah Palin botou pra quebrar. Sei lá o que a imprensa americana vai fazer com o seu discurso. Daqui a pouco, a gente vai ver. Botou fogo na convenção. Agora, toda a sua família aparece, incluindo a filha grávida e o namorado. Ela exibe, orgulhosa, o bebê com síndrome de Down. Três minutos de aplausos ininterruptos. A platéia vai ao delírio com a chegada de John McCain. “Ele pede mais aplausos para a próxima vice-presidente dos Estados Unidos e sua maravilhosa família”. Foram quase oito minutos de aplausos, só interrompidos porque ela abandou o palco.

Atacou, também, de forma bastante dura a imprensa, que teria reagido a ela com preconceito porque não integra o “establishment” da política. Mas a fala não soou rancorosa. Não fugiu do tema espinhoso da gravidez da filha, lembrando que qualquer família americana está sujeita a problemas familiares. Mas o da sua família seria resolvido com amor e apoio.

E, que me lembre, foi o discurso com o maior número de frases de efeito nesta campanha, incluindo o do grande retórico Barack Obama:

“ [Obama] Só emprega a palavra ‘vitória’ quando é para falar de sua própria campanha".
“Alguns políticos usam a mudança para promover suas carreiras. Outros, como John McCain, usam sua carreira para promover a mudança”
“John McCain não é um homem que está buscando uma luta, mas ele é um homem que não tem medo de enfrentar uma”.
“O senador Obama e o senador Biden dizem que estão lutando por vocês. Vamos falar claramente: há só um homem que lutou por vocês: John McCain”,

Outras frases da convenção republicana desta quarta-feira:


“Eu não sou membro do establishment político. E eu aprendi depressa, nestes dias, que, se você não é um membro da elite com boa reputação em Washington, então a mídia, só por isso, o considera um candidato despreparado. Mas aqui está uma novidade para repórteres e comentaristas: eu não vou para Washington para obter a sua aprovação. Eu vou para Washington para servir ao povo deste país”
Sarah Palin

“Ser prefeita de uma cidade pequena é como ser um ativista comunitário, mas com responsabilidades reais”
Sarah Palin (refere-se ao passado de Obama, que era ongueiro antes de virar senador)

“A diferença entre uma “hockey mom” e um pit bull é o batom”
Sarah Palin. “Hocey mom” é a mãe devotada que leva o filho ao treino de hockey. No Brasil, seria a “supermãe”. Brinca com uma das acusações que lhe fizeram, segundo a qual a sua experiência maior é mesmo ser mãe (de cinco filhos). Ela assume, mas deixa claro que é boa de briga.

Depois de quase oito minutos de aplausos ininterruptos, os comentarias da democrata CNN só conseguem dizer: “What a night!” E não conseguem ir adiante. O que é unânime: o discurso foi poderoso. E surpreendente — ao menos para quem esperava que mulher fosse uma tonta.

Cobertura completa aqui


Publicado por Blog da Santa às 08:56 | | Comentar

27 comentários:
De Anónimo a 4 de Setembro de 2008 às 10:04
E o presidente Lula o que diria a respeito dessa moça?

Usando uma de suas novas expressões preferidas, provavelmente diria que acha a ministra Dilma nelhor do que ela e, para vice-presidente, um cara "babaca" é melhor.

Santa, meus parabéns pelo sucesso do blog.

Um olheiro de lá e de cá.


De a 4 de Setembro de 2008 às 10:21
De uma coisa não se pode negar. A senhora "furacão" além de tudo é linda!!


De Betinha a 4 de Setembro de 2008 às 10:23
Quando eu penso na oposição aqui, mais parece feita de maricas perto desta mulher.


De Anónimo a 4 de Setembro de 2008 às 10:55
No "Em cima da hora" na Globo News. É revoltante o trabalho de edição!! Não passaram sequer um minuto da fala de Palin, mas fizeram uma mini reportagem de 5 minutos sobre os "escândalos" que envolvem a vice de McCain.

No Brasil, ninguém vê a convenção republicana na CNN. O povo só assiste ao Jornal Nacional. Como mostrar para as pessoas o que realemente foi o discurso de Palin, se há a censura de nossos jornalistas de buteco? É muito revoltante isso!!!
O jornalismo tupiniquim é nauseabundo...


De Daniel J. Butzke a 4 de Setembro de 2008 às 10:58
Como a imprensa obamista é tal qual a imprensa petista fará de tudo para desqualificar a Sarah Palin.


De Anónimo a 4 de Setembro de 2008 às 11:44
Enquanto isso os srs. Putin, Morales e Chaves passando em revista as tropas do exército Iraniano. O Irã em aliança com a Síria, Líbano, Egito e Corea do Norte

O cerco está fechando contra os EUA e Israel.


De Duda a 4 de Setembro de 2008 às 12:08
Observem que Palin criticou e muito bem criticado Obama como homem público e a mídia obamista porque a criticam pela vida privada. Dá-lhe, Sarah Palin!!!


De ex-petista a 4 de Setembro de 2008 às 12:28
CNN? É porque não leram a matéria "Sarah Palin ataca Obama e responde às críticas na imprensada Globo Online". O texto é nojento. Só faltou chamar Sarah Palin de "feinha".


http://oglobo.globo.com/mundo/eleicoesamericanas/mat/2008/09/03/sarah_palin_ataca_obama_responde_as_criticas_na_imprensa-548083464.asp


De R.C a 4 de Setembro de 2008 às 13:12
Oi Santa. Entao, Sera mesmo que Sarah Palin tem mais experiencia do que Barack Obama? Sera mesmo que a CNN esperava uma caipira (o MSNBC, que acompanho mais assiduamente, nao esperava nenhuma caipira ao podio) e encontrou uma pit bull? Sera que a culpa eh da midia?

Oh, que novidade, mas discordo da analise de Azevedo por varios motivos. Primeiro, porque ele pegou as frases de Palin como se fossem verdadeiras so porque soam bem. Quando Azevedo escreve:

"Atacou, também, de forma bastante dura a imprensa, que teria reagido a ela com preconceito porque não integra o “establishment” da política."

Sera que ele entende que esse argumento eh exatamente o mesmo de Barack Obama? Obama clama desde o principio que, como anti-estabelecimento, sua escalada seria mais dura do que a da entao rival Hillary Clinton.

Por fim, Palin foi tao criticada quanto Obama, e por ser governadora do estado do Alaska e ex prefeita de uma pequena cidade, nao tem a experiencia necessaria para vencer esse argumento comparando-se a Obama. Muito pelo contrario, ambos tem experiencias diferentes e oferecem perspectivas completamente diferentes ao bilhete. Ambos precisarao aprender muito no decorrer das campanhas e ate o dia em que o proximo presidente assumir o cargo.

Ela eh mesmo um furacao, nesse sentido concordo. Para mim, aparenta nao ser uma caipira, mas uma sofisticada profissional que tem valores completamente diferentes dos meus, e nao falo da politica do mercado livre republicano, mas de seu conservadorismo insolito a realidade norte-americana.

Inclusive, escrevi sobre essa filosofia em meu blog, hoje, mas nao tenho suficiente talento para traduzir meu contexto racional ao papel em poucas palavras.

O que realmente sinto eh que a "maezona" de cinco filhos tem os mesmos valores que as maes super-protetoras que forcam restricoes absurdas aos seus filhos e, portanto, aos filhos de outras maes em colegios publicos. Ela eh a mae que revira um colegio porque seu filho se machucou brincando na quadra, e interdita a quadra para as outras criancas "nao se machucarem". Alias, nao eh ela que eh assim, mas os republicanos todos.

Concordo que exista parcialidade na midia, mas isso ocorre em grande parte, ao meu ver, porque os proprios jornalistas sao parciais ao assunto, e nao porque defendem o interesse, como brincou Tom Brokaw, de uma fina porcentagem de liberais. A maioria dos milionarios na Fortune 500 eh republicana, e eles mesmos admitem ser o partido do dinheiro. Muitos outros jornalistas, como Joe Scarborough, ou analistas, como Pat Buchanan, sao republicanos, e discordo de suas posicoes sem achar que eles modelam minha mente.

Eh facil dizer que Palin arrasou. Nao foi isso o que vi. Vi uma convencao funeraria dar sinais de vida, nada comparado a vontade popular de ver um democrata na Casa Branca. O que Palin diz, ao meu ver, nao reflete o que o pais mais precisa. Mas, eh claro, isso eh apenas o meu ver.

bjx, desculpe me prolongar tanto!

Roy Frenkiel


De Toque das ruas a 4 de Setembro de 2008 às 13:31
Qualquer um que tenha o mínimo de esclarecimento sabe que esse tipo de confronto é saudável, entre candidatos, em qualquer democracia. Mas, então, porque no Brasil é difícil este tipo de confronto? É fácil. Basta ler o comentário anterior de R.C.


Comentar post

BEM VINDOS!
ORKUT

Página da Santa

Comunidade da Santa
 

POSTS RECENTES

Novo endereço

Até breve!!

QUANTO VALE UM POBRE?

Narcoterroristas da Colôm...

Popular até para os morto...

Atenção! O trem-bala já n...

OS 85 TRIBUTOS COBRADOS N...

Dilma. A mulher "pode" !

Brasil: pós palanque e br...

Lula ressuscita a CPMF pa...

"O pior não é morrer de fome num deserto: é não ter o que comer na Terra Prometida" (José Lins do Rego)
ARQUIVO

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

MAPA ELEIÇÕES ESTADUAIS
Oposição é campeã na disputa pelos Estados (10 vitórias) contra 4 do partido governista.
BLOGS ESTRANGEIROS
  • A Natureza do Mal (Portugal)
  • Abulafia (México)
  • Abrupto (Portugal)
  • AEA(Portugal)
  • Astrolabio(Chile)
  • Bellxone(França)
  • Blog-sem-filtros(Portugal)
  • Betty Branco(Portugal)
  • COGIR (Portugal)
  • Das Pipi Pausa (Chile)
  • Dispersamente(Portugal)
  • Dra.Daniela Mann(Portugal)
  • El Escarabajo gris
  • Estados Gerais (Portugal)
  • Fado Falado (Portugal)
  • Fases da Lua Cheia (Portugal)
  • Foto Escrita (Portugal)
  • Impressões(Inglaterra)
  • In Mente (Portugal)
  • Kurika (Portugal)
  • Martha Clmares(Venezuela)
  • Menina Marota(Portugal)
  • Mixtu (Espanha)
  • Inquetudes(Espanha)
  • Novo Mundo(Portugal)
  • Nuvolaglia (Peru)
  • O Insurgente(Portugal)
  • Olhos de Órus(Portugal)
  • Os Intensos (USA)
  • Pisconight (Portugal)
  • Sabedoria(Portugal)
  • Ser Rizomático (Espanha)
  • Só Verdades(Portugal)
  • V-P(nieto) (Portugal)
  • Xnem(Barcelona)
  • BLOGS BRASILEIROS
  • A Marvada Pinga
  • A Moita do Moita
  • A Nova Corja
  • A Casa do Zé Carlos
  • As Culturas Reagem
  • Alquimistas do Brasil
  • Abuláfia
  • Arte Incomum
  • Arte de Fazer
  • Arte Popular
  • Apoio Fraterno
  • Abrindo Janelas
  • Alerta Brasil
  • Angelo da Cia
  • Amor Natural
  • Aqui não, Genésio
  • Aparte
  • ArtMonta
  • Arte Pública Blog
  • Bento vai pradentro
  • Boa Temática
  • Blog do Arlan
  • Blog do Carlos Caldas
  • Blog do Clausewitz
  • Blog de Daniel Butzke
  • Blog do Fábio Mayer
  • Blog do Ferra Mula
  • Blog do Hynkel
  • Blog do Joca
  • Blog do Maninho
  • Blog do Tunico
  • Blog do Tunico 2
  • Blog da Juju
  • Blog da Loba
  • Blog da Magui
  • Blog do Patrick
  • Blog da Nariz Gelado
  • Blog do Tambosi
  • Blog do Sombr4
  • Blog do Ozéas
  • Blogs Coligados
  • Blogando Francamente
  • Brazil Liberdade e Democracia
  • Brazil Business
  • Business Opportunites
  • Cadinho Roco
  • Camarada Arcanjo
  • Caótica
  • Cláudia Perrotti
  • Clenira Melo
  • Chega Mais
  • Circo Sem Futuro
  • Contos e Encontros
  • Contos que conto
  • Connaction
  • Coisas Caseiras
  • Contra o Vento
  • Cosmologia: ciência e arte
  • Culturas Híbridas
  • Da indignação à Ação
  • Desabafos do Amor
  • Deu no Jornal
  • Devaneios de Lilith
  • Diplomatizzando
  • Doutro Lado do Mar
  • Eduardo Souza
  • Educa Fórum
  • Equilíbrio
  • Em Outras Palavras
  • Escrevinhações
  • Estórias Essenciais
  • Ex-petista
  • Expectativas Racionais
  • Fabiana Melo
  • Fábio Mayer
  • Falares
  • Fermento Cínico
  • Flor de Lis Branca
  • Giocomo
  • Frodo Balseiro
  • Gazeta Cultural
  • Grupo da Quinta
  • Idéias e Histórias
  • Ilustrada PPG
  • Indecência Verde Amarela
  • Jus Indignatus
  • Kafe Roceiro
  • Lata Mágica
  • Leão Nazareno
  • Leite, Luz e Linha
  • Lesados em Geral
  • Lena Casas Novas
  • Limpa Brasil
  • Lucasivuca
  • MaGenCo
  • Maria B
  • Maria Oliveira
  • Meu Primeiro Bebê
  • Memorial IAC
  • Meus Ditos
  • Mini contos cotidianos
  • Minimínimos
  • Minuto Político
  • Netuno
  • Miolo de Pote
  • Nacionalista
  • Novas - Vera
  • O Copista
  • O País da Piada Pronta
  • O que pensa Aluízio
  • O Carapuceiro
  • Olhos de Marina
  • Outras Letras
  • PT Nunca Mais
  • Palavras ao Leu
  • Pensar Político
  • Pedra Fundamental
  • Pérolas aos Porcos
  • Plenos Pecados
  • Poemas e Amores
  • Porto das Crônicas
  • Por Cuba Livre
  • Por Outro Lado
  • Por um Novo Brasil
  • Pinkart
  • Pobre Pampa
  • Postura Ativa
  • Quintal do Leão
  • Ramses Séc XXI
  • Resistência
  • Rodrigo Constantino
  • Rótulo
  • Serjão comenta do céu
  • Sei.Não.Maga
  • Simpatia e Esculacho
  • Sobesta Blog
  • Soube?
  • Som Barato
  • Star Sasa
  • Toque das Ruas
  • Toca do Calango
  • Toca dos Seis
  • Tubarão
  • Santa do Blog
  • Uni-verso In-verso
  • Vaca Atolada
  • Varal de Idéias
  • Verbi Gratia
  • Vida Nova
  • Vôo Subterrâneo
  • Vox Libre por Antonio Rayol
  • Walter Carrilho
  • Zigue-zagueando
  • Contraditório
  • Jean Scharlau
  • Zé Povo
  • Novembro 2010
    Dom
    Seg
    Ter
    Qua
    Qui
    Sex
    Sab

    1
    2
    3
    4
    5
    6

    7
    8
    9
    13

    16
    17
    18
    20

    21
    22
    23
    24
    26
    27

    28
    29
    30


    Brasileira em Lisboa, Portugal
    blogs SAPO
    tags

    “força aérea

    300

    80 anos de bento xvi

    aeronáutica

    affonso romano

    agência nacional de aviação civil

    água

    alimentação medieval

    alinhamento ideológico

    amarildo

    ancine

    andre desek

    anibal phillot

    animação

    ariano suassuna

    arquitetura

    arsenal

    arte

    arte brasileira contemporânea

    arte contemporânea

    arte pop

    arte pública

    artes visuais

    assalto

    assédio

    assembléia legislativa de perrnambuco

    atendimento aos municípios

    bacanal

    banco do brasil

    bento xvi

    bienal

    bloogueiros portugueses

    bobagens

    bolívia

    boris kossoy

    boris nikoláyevich yeltsin

    brasil

    bruna putistinha

    bruna surfistinha

    caetano veloso

    caetés

    campanha na rede

    cansei

    caos aéreo

    caricatura

    carlos wilson

    cartel

    células-tronco

    cenografia

    censura no brasil

    charge

    christina fontenelle

    cidades

    cinema

    classe média

    clement greenberg

    clodovil

    co-rio

    combater ao crime

    comissão de constituição e justiça do se

    comunicação

    congressistas

    congresso nacional

    conselho nacional de cinema

    controlador de vôo

    corrupção no brasil

    cow parade

    cow parade no brasil

    cpi do apagão

    crime

    crítica de arte

    culinária temática

    curadoria

    cursos

    diogo mainardi

    escultura

    fotografia

    governo

    governo do pt

    governo lula

    humor

    impunidade

    lei rouanet

    literatura

    lula

    mec

    minc

    patrocínio cultural

    poéticas

    política

    política cultural

    política pública

    políticas públicas

    prefeitura são paulo

    pt

    segurança

    turismo

    universidade

    violência

    violência urbana

    todas as tags