Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007
Arquiteto Niemeyer 100 Anos
Durante os 100 anos de vida, Oscar Niemeyer realizou obras como o conjunto da Pampulha - projeto pioneiro de novas faces da arquitetura no mundo -, o Edifício Copan, o conjunto do Parque Ibirapuera e a criação de Brasília (ele trabalhou no plano piloto com a equipe de *Lucio Costa) em 1960. Entre seus projetos recentes estão o Sambódromo, o Memorial da América Latina e o Museu de Niterói. O volume "Oscar Niemeyer", de Ricardo Ohtake, mostra a trajetória de um dos mais importante criador brasileiro vivo, reconhecido em todo o mundo. O livro conta fotos e doze ilustrações feitas pelo próprio arquiteto. Veja entrevista com Ricardo Ohtake. Em janeiro de 2007, o arquiteto Niemeyer disse a Folha de um dos seus planos: "Quero fazer uma escultura para o Hugo Chávez, acho que ele é um guerreiro, que luta por um mundo melhor". Por motivos óbvios espero que ele tenha desistido. rsss
* Lúcio Costa, o mestre silencioso: Lúcio Costa, o urbanista que inventou Brasília casou o moderno com a tradição colonial brasileira, revolucionou as belas-artes, pensou o Brasil e a arquitetura e viveu com discrição e uma grande dor. Homem de longos silêncios, avesso ao espetáculo, inimigo do espalhafato, e até por isso, personagem pouco conhecido da maioria dos brasileiros, mesmo daquela parcela instruída e atenta. Há até quem pense que Brasília é invenção de Oscar Niemeyer ou dos dois. Não é. Niemeyer fez os principais prédios públicos da nova capital. Mas o Plano Piloto, com suas superquadras, Esplanada dos Ministérios, parques e jardins, ... Tudo nasceu do traço de Lucio Costa. Antes de inventar Brasília, o arquiteto já tinha um currículo de muitos outros feitos. Fundou a moderna arquitetura brasileira e se empenhou na preservação do patrimônio arquitetônico nacional.
NA CX DE COMENTÁRIOS
Suzy disse... "Querida Santa, me desculpe, mas não concordo nem com o fato de que Niemeyer seja arquiteto! No máximo, é um escultor... Que tipo de arquiteto não aproveita a imensa quantidade de luz do planalto central para edificar com iluminação artificial (projeto do congresso e outros)? Que tipo de arquiteto ignora solenemente o bioma cerrado e promove unicamente climatização artificial???? Que tipo de arquiteto é este que utiliza um material (o vidro, no caso) para construir a "catedral" do inferno (literalmente)? Nem o laguinho ridículo o salvou. Tenho muitos argumentos técnicos (que não cabe aqui especificar) para não considerá-lo arquiteto, no máximo, escultor que rabisca formas como se fosse o grande herdeiro de Le Corbusier. Niemeyer é mais uma grande fraude! Por outro lado, só o fato de ser comunista morando de frente para o mar legitima o artigo do Rodrigo Constantino que bem coloca o século de pura hipocrisia que representa Niemeyer. Afinal, que tipo de "ser humano" é o comunista? Daquela espécie que não aprecia a humanidade. Bjs"
Publicado por Blog da Santa às 07:12 |
|
Comentar |
A simplicidade das linhas, o estilo que se repete e permanece surpreendente a cada obra, fez de Niemeyer o primeiro arquiteto Latino Americano a ser reconhecido no exterior.
A lucidez de hoje aliada a coerência de pensamento em toda sua vida e uma obra monumental, no sentido literal da palavra, faz desse brasileiro merecedor de todas as homenagens que podem ser feitas a um gênio vivo.
De
Zé a 17 de Dezembro de 2007 às 09:25
Muito bonita a catedral! Merecida homenagem pelos 1000 anos do arquiteto.
De
Duda a 17 de Dezembro de 2007 às 10:06
Santa,
Mais justíssima ainda é a lembrança do arquiteto urbanista Lúcio Costa. Sem badalação teve seus 100 Anos em 1992.
Estudei na Universidade de Brasília e reconheci os adversários de Niemeyer: os professores de Arquitetura da própria UnB. São eles os prncipais detratores de suas obras.
Argumentam que nosso arquiteto maior privilegia a beleza em detrimento da função, proporcionando espaços desconfortáveis e mal direcionados.
Até poder ser. Mas virou pinimba oicial. Se um estudante de arquitetura na UnB gostar de Niemeyer, já é indício de pouca sensibilidade. Algo equivalente a não seguir a cartilha politicamente correta no meio intelectual, marginalizando-se das discussões.
Niemeyer é bom e ponto final. A crítica que se merece fazer a ele, menos por suas qualidades e mais pelo juízo de nossos governantes, é dar-lhe a palavra final sobre o que fazer em Brasília. Tudo depende dele. E é esse ponto de vista autoritátio e excludente, típico da cabeça de um comunista comum, a crítica mais acertada a se fazer sobre ele. Mas não sobre suas obras.
Porém, a ótica ufanista de ressaltá-lo como um arquiteto extraordinário também é pífia. Renzo Piano e Rem Koolhaas são mais bacanas sob o meu ponto de vista.
Enfim, há muito a se falar sobre nosso artista centenário. Mas o principal elogio a se fazer a ele é manter a mesma chama criativa de quem viu um século passar produzindo com a mesma qualidade de quem se quer eterno.
De
Rebeca a 17 de Dezembro de 2007 às 12:37
Belíssima arquitetura. Orgânica, com traços bem brasileiros.
Santa,
Para a homenagem ficar completa lembrar de Joaquim Cardozo, da equipe o engenheiro calculista de muitos palácios públicos de Brasília, pernambucano, e um dos maiores poetas da literatura brasileira.
Estou em SP mas acompanho pelo teu blog o caso dos cubanos. Espero que hoje a tarde termine a saga deles. Beijos.
Grande obra, grande artista e maior ainda CANALHA!
De van a 17 de Dezembro de 2007 às 16:52
sinuosidade.as colunas depois dos romanos ou dos gregos,só Oscar inventou uma nova forma de sustentar as estruturas.Genio.ótima equipe ele teve:engenheiros,calculistas,mestres de obra(operarios)sim,afinal as piramides ou brasilia só foi possivel devido a mao de obra escrava ou semi-escrava(no brasil)os candangos.Brasilia é patrimonio universal.abraço.van.
http://van-cent.zip.net
O que dizer? Ele pode ser o máximo mas para comunista até que gosta muito de grana em moeda forte.
Comentar post