Votação apertada. Com 5 votos a 4 o Supremo rejeita denúncia contra ex-ministro no caso da quebra do sigilo de Francenildo Costa. Mas, a contudência nas argumentações dos ministros que votaram pelo "SIM" , reforça suspeitas sob Palocci
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira, 27, a abertura do processo penal contra o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter participado, quando ministro da Fazenda, da quebra e divulgação ilegal do sigilo bancário da caseiro Francenildo dos Santos Costa. Também acusado pelo MPF, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso, entretanto, não escapou da ação penal. Já o ex-assessor de Palocci no Ministério da Fazenda Marcelo Netto se livrou do processo. Na prática, os ministros do STF votaram pela abertura ou não do processo criminal contra Palocci, Mattoso e Netto. O resultado final foi apertado, com cinco votos contra a denúncia e quatro a favor. A decisão livra Palocci do processo penal e abre caminho para suas pretenções eleitorais em 2010 - entre elas, a candidatura ao governo de São Paulo.
Confira na lista abaixo: "Não" corresponde à rejeição da abertura do processo, e "Sim" manifesta o desejo de que o ex-ministro da Fazenda seja indiciado.
Gilmar Mendes (Presidente) - Não
Cezar Peluso (vice-presidente) - Não
Carlos Britto - Sim
Eros Grau - Não
Ricardo Lewandowski - Não
Cármen Lúcia - Sim
Ellen Gracie - Não
Marco Aurélio - Sim
"Então Palocci não fez nada, não sabia de coisa alguma, é uma quase vítima dos amigos? Pela decisão soberba e soberana do plenário, o responsável por toda a “atuação criminosa” (royalties para Celso de Mello) é o presidente da Caixa Econômica, Jorge Matoso?"
Trecho do artigo de Hélio Fernandes
"O pior não é morrer de fome num deserto: é não ter o que comer na Terra Prometida" (José Lins do Rego)
agência nacional de aviação civil
assembléia legislativa de perrnambuco